LEITURA E A FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO

Autores

  • Tereza Ramos De Carvalho Universidade Federal de Mato Grosso
  • Márcio Araújo de Melo

Resumo

No presente ensaio cujo tema é a formação do leitor literário, apresentamos o percurso dessa formação a partir da leitura de mundo e dos primeiros contatos com o mundo letrado por meio da leitura da memória e da leitura do texto literário. Nosso objetivo é apresentar pontos de contato entre histórias da memória, da pós-memória e do texto literário que contribuem para com a formação do leitor e, consequentemente, com o letramento literário, considerando a importância da literatura como uma ponte de conexão com o mundo, como um locus de conhecimento. A partir dessas abordagens, a última seção é voltada para à formação do leitor de Educação Básica com base na concepção dialógica bakhtiniana sobre os gêneros discursivos, para além das propostas do Ministério da Educação sobre multiletramentos, e finalizamos propondo alguns protocolos de leitura do texto literário. Para esse percurso, recorremos a Alberto Manguel (2017), Ângela Kleiman (2005), Antonio Candido (2006), Antoine Compagnon (2001), Beatriz Sarlo (2007), BNCC (2018), Proust (2011), Rildo Cosson (2009), Ricardo Piglia (2006), Terry Eagleton (2019), dentre outros.

Downloads

Publicado

2025-01-09