LEITURA E A FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO
Resumo
No presente ensaio cujo tema é a formação do leitor literário, apresentamos o percurso dessa formação a partir da leitura de mundo e dos primeiros contatos com o mundo letrado por meio da leitura da memória e da leitura do texto literário. Nosso objetivo é apresentar pontos de contato entre histórias da memória, da pós-memória e do texto literário que contribuem para com a formação do leitor e, consequentemente, com o letramento literário, considerando a importância da literatura como uma ponte de conexão com o mundo, como um locus de conhecimento. A partir dessas abordagens, a última seção é voltada para à formação do leitor de Educação Básica com base na concepção dialógica bakhtiniana sobre os gêneros discursivos, para além das propostas do Ministério da Educação sobre multiletramentos, e finalizamos propondo alguns protocolos de leitura do texto literário. Para esse percurso, recorremos a Alberto Manguel (2017), Ângela Kleiman (2005), Antonio Candido (2006), Antoine Compagnon (2001), Beatriz Sarlo (2007), BNCC (2018), Proust (2011), Rildo Cosson (2009), Ricardo Piglia (2006), Terry Eagleton (2019), dentre outros.