A PATEMIZAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE CAPTAÇÃO DO PÚBLICO INFANTIL NA POPULARIZAÇÃO CIENTÍFICA MIDIÁTICA

Autores

Resumo

Buscamos investigar, neste estudo, marcas linguístico-discursivas que contribuem para a produção de efeitos, com vistas à visada de captação do discurso. As estratégias patêmicas são analisadas conforme os postulados da Teoria Semiolinguística de Discurso, de Patrick Charaudeau, que trata das emoções como um efeito suposto e observa a intencionalidade e a representação social dos sujeitos implicados em situações particulares de comunicação. O corpus de estudo faz parte de uma pesquisa-piloto, composta de 40 textos, da qual é realizada a análise de um artigo de popularização científica midiática voltado ao público infantil da revista on-line Ciência Hoje das Crianças. A metodologia consiste na análise qualitativa, com a identificação de categorias que contribuem para o apelo à emocionalidade e a verificação das tópicas de emoção. Os resultados evidenciam que diferentes recursos linguístico-discursivos podem produzir efeitos patêmicos, tais como alusões, comparações, referências ao interlocutor, expressões avaliativas e qualificadoras.

Biografia do Autor

Dieila dos Santos Nunes, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Doutoranda em Linguística Aplicada, pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa CCELD (Comunicação da Ciência: Estudos Linguísticos-Discursivos). Integrante do corpo editorial do Projeto LER...-Literatura e Ciência, parceria entre FACCAT, UNISINOS e Grupo Sinos. Mestra em Linguística Aplicada, área de concentração: linguagem, tecnologia e interação. Licenciada em Letras - Habilitação em Língua Portuguesa e suas Respectivas Literaturas, pelas Faculdades Integradas de Taquara - FACCAT. É pesquisadora na área da Linguística, principalmente nos seguintes temas: análise semiolinguística do discurso, discursos de divulgação e popularização da ciência, gêneros discursivos, análise textual dos discursos, argumentação, tecnodiscursividade.

Maria Eduarda Giering, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Letras Português e Literatura pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1983), graduação em Bacharel em Comunicação Social - Relações Públicas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1981), mestrado em Teoria Literária pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1990) e doutorado em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1997). Fez estágio pós-doutoral na Universidade Paris-IV (2015). Atualmente é professora titular da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, atuando no curso de letras e no programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada. Seus estudos têm base na Linguística Textual-Discursiva, na Semiolinguística e na Análise do Discurso Digital. Atua principalmente com os seguintes temas: discurso de comunicação da ciência, discurso midiático, gêneros discursivos, gêneros nativos digitais, tecnodiscursividade, linguagem e letramento científico, argumentação. Coordena o Projeto LER: literatura e ciência e faz parte da equipe editorial da revista digital de popularização da ciência Linguarudo.

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Publicado

2025-02-24

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Seção

Artigos