A PATEMIZAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE CAPTAÇÃO DO PÚBLICO INFANTIL NA POPULARIZAÇÃO CIENTÍFICA MIDIÁTICA
Resumo
Buscamos investigar, neste estudo, marcas linguístico-discursivas que contribuem para a produção de efeitos, com vistas à visada de captação do discurso. As estratégias patêmicas são analisadas conforme os postulados da Teoria Semiolinguística de Discurso, de Patrick Charaudeau, que trata das emoções como um efeito suposto e observa a intencionalidade e a representação social dos sujeitos implicados em situações particulares de comunicação. O corpus de estudo faz parte de uma pesquisa-piloto, composta de 40 textos, da qual é realizada a análise de um artigo de popularização científica midiática voltado ao público infantil da revista on-line Ciência Hoje das Crianças. A metodologia consiste na análise qualitativa, com a identificação de categorias que contribuem para o apelo à emocionalidade e a verificação das tópicas de emoção. Os resultados evidenciam que diferentes recursos linguístico-discursivos podem produzir efeitos patêmicos, tais como alusões, comparações, referências ao interlocutor, expressões avaliativas e qualificadoras.