OS IMPACTOS DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS FUTURAS DE PROFESSORES DE LÍNGUAS
Resumo
Neste artigo, objetivamos investigar as percepções de professores de línguas sobre os impactos do ensino remoto emergencial em suas práticas docentes futuras. Para tanto, analisamos as respostas de doze alunos de um curso de pós-graduação, professores de
línguas, a um questionário. O estudo se caracteriza enquanto uma pesquisa de natureza qualitativa (FLICK, 2009) e de cunho interpretativista (MOITA-LOPES, 1994). A pesquisa se fundamenta nos estudos sobre ensino remoto emergencial e seus desafios (PAES; FREITAS, 2020) e em trabalhos acerca da formação docente em contextos de ensino remoto (OLIVEIRA; SILVA; SILVA, 2020). Os resultados evidenciaram que, apesar desse novo contexto ter gerado dificuldades no processo de ensino e aprendizagem de línguas, ele também possibilitou que os professores incluíssem e aprendessem a utilizar novas ferramentas tecnológicas em suas práticas pedagógicas.