O DIA DO PROFESSOR
UM EVENTO REGIDO DISCURSIVAMENTE PELO REGIME DE PROGRAMAÇÃO
Resumo
O evento de comemoração do Dia do Professor sempre esteve orientado por um discurso que mobiliza o sentimento de felicidade, cujo efeito de sentido condiciona o sujeito professor a atuar de forma programada. Nesse contexto, o objetivo deste estudo é examinar, com base na teoria dos regimes de sentido de Eric Landowski, como se constituem os efeitos de sentido gerados pelo enaltecimento presente no discurso e nas práticas comemorativas do Dia do Professor. O referencial teórico adotado está ancorado na Sociossemiótica de Eric Landowski (2005, 2014a, 2014b). O corpus estudado compreende textos que veiculam as narrativas das comemorações do Dia do Professor e da Professora, analisados com base nos parâmetros teóricos e metodológicos do regime da programação. Os resultados indicam que os sentidos produzidos nas interações durante as comemorações são constituídos por ações idealizadas e fantasiosas, sustentadas por práticas repetitivas que culminam na dessemantização do sentido, submergindo o sujeito professor em uma lógica programática.