PANDEMIA DE COVID-19 E O HÁBITO DE ESCRITA DE ALUNOS CONCLUINTES DO ENSINO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO: APONTAMENTAMENTOS SOBRE ESCRITA E JUVENTUDES
Resumo
Sendo uma das parcelas da sociedade mais fragilizadas pelo histórico de negligência e falta de políticas públicas mais bem delineadas, as juventudes brasileiras se viram, em 2020, confrontadas com o quadro devastador gerado pela pandemia de COVID-19 e suas consequências sobre várias dimensões de nossas vidas. Nesse cenário, o presente artigo apresenta reflexões que buscam responder à seguinte pergunta de pesquisa: qual o impacto da pandemia de CONVID-19 no hábito de escrita de estudantes concluintes do ensino técnico de nível médio? Com base nos resultados de um estudo empírico realizado com alunos concluintes de uma escola técnica de nível médio, são apresentadas pistas sobre as perguntas e os procedimentos investigativos que nós das ciências da linguagem poderemos nos fazer e adotar – no que se refere à relação juventudes e escrita – nesse contexto pós pandêmico que já se configura aos nossos olhos.