ESPACIALIDADES DISCURSIVAS

SENTIDOS E SUJEITOS NAS PROJEÇÕES MIDIÁTICAS DO TOCANTINS

Autores

  • Elizangela Araújo dos Santos Fernandes Universidade Federal do Tocantins
  • Damião Francisco Boucher Universidade Federal do Tocantins
  • Thiago Barbosa Soares UFT/UFSCar

Resumo

Nessa propositura reflexiva, descrevemos e interpretamos uma das várias redes de dizeres sobre os espaços urbanos tocantinenses, a saber, o Aeroporto Brigadeiro Lysias Rodrigues e a Estação de ônibus Apinajé, à luz dos princípios e procedimentos teóricos e metodológicos da Análise do Discurso. Para tanto, o corpus deste estudo é composto por duas notícias, uma veiculada no Portal da Infraero (2016) e a outra no Portal O Coletivo (2012). Ao final desse percurso, esperamos compreender o cingir dessas redes midiáticas na projeção e manutenção de formações imaginárias que estabelecem também a projeção dos espaços urbanos e sentidos circulantes em sociedade.

Biografia do Autor

Elizangela Araújo dos Santos Fernandes, Universidade Federal do Tocantins

Graduada em Letras português/inglês pela Universidade Estadual de Goiás – UEG (2005), especializada em Linguística, Ensino de língua materna e Alfabetização – UEG (2006), Bacharel em Direito pela Universidade Estadual do Tocantins – UNITINS (2019), Mestre em Letras pela Universidade Federal do Tocantins – UFT (2021), campus de Porto Nacional - TO. Professora de Língua Portuguesa e Inglesa da Rede Estadual do Tocantins. Assessora Jurídica da Secretaria Municipal de Educação de Dianópolis/TO. Advogada OAB/TO. 

Damião Francisco Boucher , Universidade Federal do Tocantins

Graduado em Letras português/inglês pela Universidade Federal do Tocantins – UFT (2012), especializado em Análise do Discurso Político e Jurídico (2017) e especializado em Psicologia Junguiana, ambas pela Faculdade Unyleya do Rio de Janeiro e mestre pela Universidade Federal do Tocantins, campus de Porto Nacional. É parecerista da revista Porto das Letras, Porto Nacional e professor de Língua Portuguesa e Inglesa na Rede Dom Bosco de ensino.

Thiago Barbosa Soares, UFT/UFSCar

Professor da Universidade Federal do Tocantins

Downloads

Publicado

2025-02-24

Edição

Seção

Artigos