Registros comunicacionais polêmicos na contemporaneidade brasileira

Discussões linguísticas e o discurso

Autores

Resumo

Este artigo apresenta uma discussão sobre expressões de linguagem que se tornaram polêmicas em diferentes mídias no contexto contemporâneo, por meio de registros comunicacionais e informativos presentes nas redes sociais. Fundamenta-se em contribuições da Linguística, da Análise do Discurso e estudos contemporâneos da Metáfora, além de contribuições da Semiótica. Tem como objetivo, analisar o sentido de registros que se constituem nas e pelas linguagens e que se manifestam na produtividade discursiva em redes sociais contemporâneas. O método constituiu-se de pesquisa teórica e da análise semiótica do discurso. Foi selecionada a expressão metafórica Gabinete do Ódio em publicações de alcance nacional, no período do primeiro semestre de 2020. O estudo do discurso possibilitou discussões não só sobre significação e efeitos de sentido, mas sobre a cultura e sociedade brasileira, ideologias e tensões em conflito que se manifestam na mídia.

Biografia do Autor

Rosália Prados, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

Doutora em Semiótica e Linguística Geral, pela Universidade de São Paulo (USP); professora da Unidade de Pós-Graduação e Pesquisa, no programa de mestrado em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional, do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS), na linha de Formação do Formador, com o projeto Linguagem e Educação Profissional.

Sonia Maria Alvarez, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS)

Doutora em Linguística Aplicada, pela PUC, São Paulo; diretora da Faculdade de Tecnologia, do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS).

Downloads

Publicado

2025-03-24

Edição

Seção

Artigos