PANDEMIA E FEIRA LIVRE: UMA ABORDAGEM SEMISSIMBÓLICA
Resumo
A pandemia de COVID-19 trouxe mudanças para a cotidianidade da feira livre. Esta pesquisa busca demonstrar que a semiótica pode otimizar a compreensão dos efeitos da pandemia no universo da feira livre, utilizando-se de aspectos do enquadramento noticioso a partir de um frame ou imagem congelada do vídeo intitulado Dezenas de pessoas são flagradas sem máscara em feira livre do Guanandi - (0:07”), reportagem publicada na plataforma do YouTube no canal SBTMS. A análise desta pesquisa se fundamenta no ferramental teórico da semiótica discursivade A. J. Greimas (1973) e seus desdobramentos a partir dos conceitos da semiótica plástica de J. M. Floch (2001) e das abordagens de A. V. Pietroforte (2019). Essa pesquisa visa depreender os sentidos produzidos no frame do vídeo, ancorado pelo título da matéria, observando as relações de homologação que constituem as relações semissimbólicas.
Palavras-chave: Semissimbolismo; Pandemia; COVID-19; Feira livre; Frame.