O ENSINO REMOTO NA UFRN: PERCEPÇÕES DE DISCENTES DO CERES

Autores

  • Ilderlândio Assis de Andrade Nascimento Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Yasmin Rayane Mariz da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Resumo

Este trabalho investiga as percepções de discentes do Centro de Ensino Superior do Seridó sobre o Ensino Remoto na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. De modo específico, analisa, nos discursos dos discentes, as valorações apreciativas, as vantagens e as desvantagens do ensino remoto. A pesquisa conjuga dois métodos de abordagem, a saber, o qualitativo e o quantitativo. Como instrumento de coleta de dados, utiliza um questionário on-line. Os dados mostram, entre outras vantagens: (i) a diminuição dos riscos de contaminação pela Covid-19; (ii) a dispensa de deslocamento para o campus; (iii) a possibilidade de conciliar trabalho e estudo, considerando a flexibilização para organizar cronograma de estudo; (iv) a possibilidade do desenvolvimento de habilidades para utilizar ferramentas tecnológicas. E, entre outras desvantagens: (i) problemas com a falta/falha de internet; (ii) a sobrecarga de tarefas assíncronas; (iii) dificuldade na absorção dos conteúdos; (iv) ambientes de estudos inadequados; (v) sobrecarga de afazeres domésticos e baixo desempenho na aprendizagem. Os resultados deste estudo, na medida em que mapeiam as percepções de discentes, evidenciam que o ensino remoto aprofundou as desigualdades sociais no âmbito do ensino superior, pois prejudicou a aprendizagem de grupos menos privilegiados socialmente. 

Biografia do Autor

Ilderlândio Assis de Andrade Nascimento, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutor em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PROLING) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).Professor Adjunto do Departamento de Educação (DEDUC) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), no Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES), em Caicó-RN. Líder do Grupo de Pesquisa em Práticas de Linguagens, Sociedade e Educação (GEPLISE). Desenvolve estudos com foco nas práticas de linguagens, com ênfase nas seguintes temáticas: texto, discurso e construção de sentidos; gêneros discursivos; discurso citado; dialogismo; autoria; leitura, produção e ensino de textos; ensino de língua materna. 

Yasmin Rayane Mariz da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

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Publicado

2025-02-24

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Artigos