O ENSINO REMOTO NA UFRN: PERCEPÇÕES DE DISCENTES DO CERES
Resumo
Este trabalho investiga as percepções de discentes do Centro de Ensino Superior do Seridó sobre o Ensino Remoto na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. De modo específico, analisa, nos discursos dos discentes, as valorações apreciativas, as vantagens e as desvantagens do ensino remoto. A pesquisa conjuga dois métodos de abordagem, a saber, o qualitativo e o quantitativo. Como instrumento de coleta de dados, utiliza um questionário on-line. Os dados mostram, entre outras vantagens: (i) a diminuição dos riscos de contaminação pela Covid-19; (ii) a dispensa de deslocamento para o campus; (iii) a possibilidade de conciliar trabalho e estudo, considerando a flexibilização para organizar cronograma de estudo; (iv) a possibilidade do desenvolvimento de habilidades para utilizar ferramentas tecnológicas. E, entre outras desvantagens: (i) problemas com a falta/falha de internet; (ii) a sobrecarga de tarefas assíncronas; (iii) dificuldade na absorção dos conteúdos; (iv) ambientes de estudos inadequados; (v) sobrecarga de afazeres domésticos e baixo desempenho na aprendizagem. Os resultados deste estudo, na medida em que mapeiam as percepções de discentes, evidenciam que o ensino remoto aprofundou as desigualdades sociais no âmbito do ensino superior, pois prejudicou a aprendizagem de grupos menos privilegiados socialmente.Referências
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