ARQUIVO, DISCURSO E CIDADE MÉDIA: A NARRATIVIDADE URBANA E A INSTITUCIONALIZAÇÃO DE SENTIDOS SOBRE ARAGUAÍNA - TO
Resumo
Filiados à Análise de Discurso pecheutiana e orlandiana, objetivamos analisar e problematizar o jogo entre o verbal e o imagético em funcionamento na revista institucional “Araguaína – cidade em transformação”; revista formulada e posta em circulação, em 2018, pela gestão municipal da época para a comemoração dos 60 anos da cidade. Na condição de arquivo institucional, o nosso investimento teórico-analítico nessa revista é mostrar a textualização do político da linguagem (em suas formas materiais no verbal e no imagético), produzindo a espessura semântica da cidade de Araguaína. O trabalho de análise está centrado em dois recortes discursivos, por meio dos quais pensamos na composição da narratividade urbana e na institucionalização de sentidos sobre a referida cidade. As análises mostram o funcionamento institucional do arquivo em construir a Araguaína como uma cidade atrativa, no cenário local e regional.
Referências
BECKER, Bertha. A urbe amazônida: a floresta e a cidade. Rio de Janeiro: Garamond Universitária, 2013.
GUILHAUMOU, Jacques; MALDIDIER, Denise. Efeitos do arquivo. In: GUILHAUMOU, Jacques; MALDIDIER, Denise; ROBIN. Discurso e arquivo: experimentações em análise do discurso. Tradução: Carolina P. Fedatto, Paula Chiaretti. Campinas: SP: Editora da Unicamp, 2016[1986].
GULLAR, Ferreira. Poema Sujo. São Paulo. Círculo do Livro, 1980.
LEITE, João de Deus; CARNEIRO, Felipe Gonçalves. Discurso, arquivo e violência na Amazônia Legal: uma análise discursiva do informativo “Voz do Norte”. Revista Entreletras, v. 12, n. 1, jan./abr., 2021.
LEITE, João de Deus; FILHO, Miguel Pacífico; PIRES, Maria Cilene. Araguaína/TO: cidade e discurso na Amazônia Brasileira - o caso do Espaço Cultural Agnaldo Borges Pinto. Revista Cidades, Comunidades e Territórios. Artigos em pré-publicação, 2021.
ORLANDI, Eni Puccinelli. A casa e a rua: uma relação política e social. Revista Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 36, n. 3, p. 693-703, set./dez., 2011.
ORLANDI, Eni Puccinelli. A contrapelo: incursão teórica na tecnologia: discurso eletrônico, escola, cidade. RUA [online], n. 16, v. 2, 2010.
ORLANDI, Eni Puccinelli. Análise de Discurso. In: ORLANDI, Eni Puccinelli; LAGAZZI Suzy. (Org.). Introdução às ciências da linguagem: Discurso e textualidade. Campinas, SP: Editora Pontes, 3ª Edição, 2017.
ORLANDI, Eni Puccinelli. Cidade dos sentidos. Campinas, SP: Pontes, 2004.
PÊCHEUX, Michel. O discurso: estrutura ou acontecimento? Campinas, SP: Pontes Editores, 2015[1983].
PÊCHEUX, Michel. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do obvio / Michel Pêcheux; tradução: Eni Puccinelli Orlandi et al. – 5ª ed. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2014[1975].