A SEMÂNTICA NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UM ESTUDO REALIZADO A PARTIR DE EXEMPLARES NÃO AVALIADOS PELO PNLD
Resumo
Neste artigo, analisamos como tópicos de semântica são discutidos e abordados em Livros Didáticos de Língua Portuguesa da década de 1990, especialmente em manuais destinados ao Ensino Fundamental II. A princípio, quatro manuais didáticos de coleções distintas são analisados. Como aporte teórico para o desenvolvimento deste estudo, utilizamos pesquisas de Witzen (2002), Freitag, Costa e Motta (1997), Bunzen (2014), tal como, o guia de Livros Didáticos - PNLD (2014), que rementem a discussões acerca dos exemplares escolares. Para os estudos centrados na semântica, utilizamos pesquisas de Oliveira (2001, 2009, 2003), Cançado (2013), Pietroforte e Lopes (2012), Fossile (2013, 2014, 2015), Ilari (2011). Salientamos que os resultados alcançados não são conclusivos e nem exaustivos, porém, a partir do estudo desenvolvido, ratificamos que a semântica é reiteradamente apresentada nos compêndios escolares analisados a partir de atividades de fixação, que abordam a significação frequentemente sob o viés da gramática.Referências
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