MÁSCARA É COISA DE VIADO: FORMAS DE RESISTÊNCIA, RELATIVISMO E APOIO NO TWITTER AO ENUNCIADO DITO PELO PRESIDENTE BOLSONARO
Resumo
Este artigo tem como objetivo mobilizar o conceito de enunciado, trabalhado por Michel Foucault em Arqueologia do saber, e discutir sua operacionalidade na contemporaneidade a partir do dito “máscara é coisa de viado” pelo presidente do Brasil, Jair Bolsonaro. Para tanto, utilizamos o enunciado como acontecimento a fim de revelarmos uma rede enunciativa no campo do discurso. Tomamos como base a publicação feita no Twitter pela Folha de S. Paulo que revela bastidores do comportamento do presidente durante a pandemia. Resultados mostram quatro categorias que atribuem ao enunciado formações discursivas em torno do dito.Referências
FOUCAULT, M. As palavras e as coisas: uma arqueologia das ciências humanas. Trad. Salma Tannus Muchail. 9. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
______. A arqueologia do saber. Trad. Luiz Felipe Baeta Neves. 7. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.
______. A história da loucura. 9. ed. São Paulo: Perspectiva, 2010
_____. A ordem do discurso: aula inaugural no Collège de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. Campinas: Loyola, 1996.
______. Subjetividade e verdade. In: _____. Resumo dos cursos do Collège de France (1970-1982). Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997. p. 107-115.
_____. Vigiar e punir: nascimento da prisão. 28. ed. Tradução de Raquel Ramalhete. Petrópolis-RJ: Vozes, 2004a.
GREGOLIN, M. R. Foucault e Pêcheux na análise do discurso: diálogos e duelos. São Carlos: Claraluz, 2007.
JENKINS, H. Cultura da convergência. Trad. Suzana Alexandria. São Paulo: Aleph, 2009.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 2010.
ORLANDI, E. P. Propaganda política e língua de Estado: Brasil, um país de todos. In: ORLANDI, E. P. Discurso em análise: sujeito, sentido e ideologia. Campinas, SP: Pontes, 2012. p. 107-128.
SARGENTINI, V. A descontinuidade na História: a emergência dos sujeitos no arquivo. In: SARGENTINI, V.; NAVARRO-BARBOSA. Michel Foucault e os domínios da linguagem: discurso, poder, subjetividade. São Carlos, SP: Claraluz, 2003. p.77-96.
SARGENTINI, V. Foucault e os domínios da linguagem: discurso, poder, subjetividade. In: GREGOLIN, M. R. O enunciado e o arquivo: Foucault (entre)vistas. São Carlos, SP: Claraluz, 2004. p. 23-44.