COMUNIDADES VIRTUAIS DE LEITORES E PROMOÇÃO DO LETRAMENTO LITERÁRIO EM SITUAÇÃO EMERGENCIAL
Resumo
Este artigo científico visa analisar uma experiência com um clube de leitura desenvolvido virtualmente durante a pandemia de Covid-19, por meio de um grupo de WhatsApp, do qual fizeram parte alunos e professores do IFRN. Esta pesquisa caracteriza-se, metodologicamente, como qualitativa-interpretativista, cujos dados serão analisados a luz dos estudos de letramento (ROJO, 2012; PAULINO, COSSON, 2009), das explicações seminais a respeito da cibercultura (LÉVY, 1998) e da cultura de convergência (JENKINS, 2006) e de reflexões sobre leitura literária e comunidades de leitores (CHARTIER, 1998; CASADO ALVES, ROJO, 2020). A pesquisa permitiu-nos depreender que as comunidades virtuais de leitores conseguem promover momentos propícios ao compartilhamento de ideias, que vão desde impressões sobre o texto a saberes indiretamente relacionados a ele, criando-se, assim, uma rede colaborativa de diálogo que revela diferentes aspectos do processo de leitura.
Referências
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