HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E MULTILETRAMENTOS: ENCONTROS EM SALA DE AULA COMIC BOOKS AND MULTILITERACY: MEETINGS IN THE CLASSROOM
Resumo
Este artigo tem como objetivo investigar o momento da entrada das Histórias em Quadrinho na escola brasileira, bem como refletir de que maneira as teorias de letramentos e multiletramentos exercem um importante papel nesse processo. Para tanto, desenvolvemos reflexões acerca dessas teorias quanto a seu desenvolvimento no Brasil, remontando à década de 1980, na qual a ideia do uso das práticas de leitura e escrita se mostrava central para a concepção do ensino e aprendizagem de língua no país. Traçamos aqui um breve histórico do desenvolvimento das Histórias em Quadrinho em solo brasileiro, observando de que maneira os discursos pedagógicos se apoderam da linguagem dos quadrinhos e, assim, facilitam sua entrada em sala de aula. Observamos, ainda, de que forma as HQs se adaptaram às novas tecnologias (TDICs) e constituem, até hoje, textos multimodais de fácil acesso a professores e alunos ao redor do país, possibilitando uma vasta gama de atividades que podem ser desenvolvidas com base nas mesmas. FAPESP (#2017/25974-9).
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