UNIDADES DIDÁTICAS DO PORTAL DO PROFESSOR DE PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA/LÍNGUA NÃO MATERNA (PPPLE) NA PRÁTICA
Resumo
O ensino formal de Português como língua estrangeira (PLE) tem se valido de expedientes vários para ampliar as competências interativas de pessoas de outras línguas-culturas, estando, entre eles, o uso dos mais diferentes recursos didáticos. Neste trabalho, refletimos sobre unidades didáticas disponíveis no Portal do Professor de Português Língua Estrangeira/Língua Não Materna (PPPLE), como materiais didáticos adequados para uso em aulas de PLE, haja vista seu caráter intercultural e as bases que as sustentam, sobretudo a percepção de língua como construto social e, assim, indissociada da cultura. As discussões empreendidas indicam a utilização deste recurso na mediação professores-alunos-aquisição linguística como oportunidade para a construção da empatia e da alteridade esperadas no convívio em sociedade, mas mostram, no entanto, que UDs formuladas por alguns dos países ainda não se enquadram na proposta de ensino prevista pelo Portal. Nossa base está em Almeida Filho (ANO), Furtoso, Mendes, Schneider, entre outros.
Referências
ALMEIDA FILHO, J. C. P. Português para estrangeiros: interface com o Espanhol. 2. ed. Campinas: Pontes, 2001.
ALMEIDA FILHO, J. C. P. D. Dimensões comunicativas no ensino de línguas. 5ª ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2008.
AMOSSY, Ruth (org.). Imagens de si no discurso: a construção do ethos. São Paulo: Contexto, 2008.
CARVALHO-BATISTA, M.; ALARCÓN, G. L. Especificidades do Ensino de PLE. Revista da SIPLE. Brasília. Maio de 2012. Ano 3. N. 1.
CANEN, A. Sentidos e dilemas do multiculturalismo: desafios curriculares para o novo milênio. In: LOPES, A. R. C.; MACEDO, E. (Orgs.). Currículo: debates contemporâneos. São Paulo: Cortez, 2002. p. 174-195.
FARACO, C. A. Norma culta brasileira: desatando alguns nós. São Paulo: Parábola, 2008.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 11. ed. -Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
MENDES, E. A ideia de cultura e sua atualidade para o ensino-aprendizagem de LE/L2. In: EntreLínguas, Araraquara, v.1, n.2, p.203-221, jul./dez. 2015.
MENDES, E. Pluricentrismo linguístico, ensino e produção de materiais de Português LE no PPPLE. In: ALVAREZ, M. L. O. GONÇALVES, L. (Orgs.). O Mundo do Português e o Português no mundo afora: especificidades, implicações e ações. Campinas: Pontes, 2016, p. 293-310.
MENDES, E.; FURTOSO, V. B. Orientações do PPPLE para a produção de materiais e recursos didáticos: uma perspectiva plural para aprender, avaliar e ensinar em PLE/PLNM. In: MENDES, E.; FURTOSO, V. B. (org.) Platô. Revista do Instituto Internacional de Língua Portuguesa. Instituto Internacional de Língua Portuguesa. (IILP) – V.4, N.7. Cidade da Praia, Cabo Verde: Editora do IILP, 2018.
MENDES, E.; CASTRO, M. L. S. (Org.) Saberes em português: ensino e formação docente. Campinas/SP: Pontes, 2008. P. 57-77.
NIEDERAUER, M. E. F. Estranhamentos culturais em sala de aula de português para estrangeiros. In: SANTOS, P.; ALVAREZ, M. L. O. (Orgs.) Língua e cultura no contexto de português língua estrangeira. Campinas, SP: Pontes Editores, 2010, p. 101-121.
OLIVEIRA, Eliane Vitorino de Moura. Ensino intercultural de Português Língua Estrangeira. In: SILVA JUNIOR, A. F. Conversas sobre ensino de línguas durante a pandemia. (Rio de Janeiro: Pimenta Cultural – no prelo).
OLIVEIRA, Eliane Vitorino de Moura. FURTOSO, V. B. Buscando critérios para avaliação de livros didáticos: uma experiência no contexto de formação de professores de português para falantes de outras línguas. In: DIAS, R.; CRISTÓVÃO, V.L.L. O livro didático de língua estrangeira: múltiplas perspectivas. Campinas: Mercado de Letras, 2009.
OLIVEIRA, G. M.; JESUS, P. C. S. G. Ensinando línguas em uma perspectiva pluricêntrica: o Portal do Professor de Português Língua Estrangeira/Língua Não Materna (PPLE). Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, vol. 12, n. 2, abr. – jun. 2018. Disponível em http://www.seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem Acesso em 03.Dezembro.2020
PPPLE. Portal do Professor de Português como Língua Estrangeira. 2013. Disponível em: http://www.ppple.org/. Acesso em 11 de outubro de 2017.
SCHNEIDER, M. N. Abordagens de ensino e aprendizagem de línguas: comunicativa e intercultural. Revista Contingentia, Vol. 5, No. 1, maio 2010, 68–75.
SOLLAI, S.; PARMA, A. As línguas portuguesas do mundo: Representações pluricêntricas de Português Língua Estrangeira (PLE) numa amostra de material didático. Hispania, Volume 101, Number 2, June 2018, pp. 237-248 (Article). Disponível em https://www.researchgate.net/publication/325679430_As_linguas_portuguesas_do_mundo_Representacoes_pluricentricas_de_Portugues_Lingua_Estrangeira_PLE_numa_amostra_de_material_didatico. Acesso em 29.Novembro.2020.