ANÁLISE DE UMA UNIDADE DIDÁTICA SOBRE O GÊNERO ENTREVISTA DE EMPREGO PARA ALUNOS DE PORTUGUÊS LÍNGUA DE ACOLHIMENTO
Resumo
Aos imigrantes deslocados forçados que vivem no Brasil e buscam emprego é imputada, muitas vezes, a crença da obrigatoriedade de aprendizagem da língua portuguesa como fator primordial para obtenção de uma colocação profissional (LOPEZ, 2016, 2020; GASPARINI E LIMA, 2020). O aumento da migração de crise (CLOCHARD, 2007; BAENINGER e PERES, 2017) no país tem ocasionado mudanças para os imigrantes, como o aumento de trabalho análogo à escravidão e xenofobia, por exemplo. No âmbito jurídico, novos direcionamentos têm sido tomados a fim de eliminar tais práticas, como a Lei de Migração 13.445/17. Já no âmbito acadêmico, pesquisas e práticas docentes de Português Língua de Acolhimento (PLAc) cumprem importante papel não só no que tange ao acolhimento do imigrante na esfera escolar/acadêmica, mas também a outros espaços, como no âmbito do mercado de trabalho no qual o gênero entrevista se torna, muitas vezes, imprescindível àqueles que pleiteiam uma vaga. Diante disso, neste trabalho, almeja-se discutir algumas crenças impostas a esses imigrantes e apresentar, uma unidade didática sobre o gênero entrevista de emprego.
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