PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA ENSINO REMOTO DE PLAC

Autores

  • Eliani de Moraes
  • Marcos S. Mendonça

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar o processo de elaboração de um material didático digital que está sendo desenvolvido pela equipe de professores da Escola Vila Brasil, para uso em aulas remotas por meio digital. Demonstramos as ideias iniciais e como elas se transformaram ao longo da elaboração para que pudessem satisfazer as demandas dos professores e alunos envolvidos no projeto culminando em um material que está sendo adaptado para o uso em smartphones e WhatsApp. Trazemos como referencial teórico autores como Ançã (2003), Grosso (2008; 2010), Cabete (2010), São Bernardo e Barbosa (2016), Oliveira (2010), Diniz e Lopez (2018). A abordagem utilizada é a qualitativa, na modalidade de pesquisa-ação.

 

 

Referências

AMADO, R. S. O ensino de português como língua de acolhimento para refugiados. Revista SIPLE, v. 7, n. 2, 2013. Disponível em: <http://www.siple.org.br/index.php? option=com_content&view=article&id=309:oensino-de-portugues-como-lingua-de-acolhimento-para-refugiados&catid=70:edicao7&Itemid = 113 >. Acesso em: 8 de junho de 2021.

ANÇÃ, M. H. Português Língua de Acolhimento: Entre contornos e aproximações. CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE HISTÓRIA E SITUAÇÃO DA EDUCAÇÃO EM ÁFRICA E TIMOR. Lisboa, Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas: [s.n.]. 2003. p. 1-6.

BARBOSA, L. M. A.; SÃO BERNARDO, M. A. D. Língua de Acolhimento. In: Cavalcanti, L; Botega, T; Tonhati, T; Araújo, D. (Orgs.) Dicionário crítico de migrações internacionais. Brasília: Ed. UnB -2017

CABETE, M. A aprendizagem da língua de acolhimento: a perspectiva do Portugal Acolhe. 2010. 135 f. Dissertação (Mestrado em Língua e Cultura Portuguesa, PLE/PL2) – Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa, Lisboa, 2010.

CHIZZOTTI, A. Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.

CHIZZOTTI, A. Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006, p. 79-89.

DENZIN, N.K; LINCOLN, Y.S. Introdução: a disciplina e a prática da pesquisa qualitativa. In: DENZIN, N.K; LINCOLN, Y.S. (orgs.). O planejamento da pesquisa qualitativa: teoria e abordagens. Porto Alegre: Artmed, 2006, p. 15-41.

EL ANDALOUSSI, K. A pesquisa-ação. In: Pesquisas-ações: ciências, desenvolvimento, democracia. São Carlos, SP: EdUSCAr, 2004.

GONZÁLEZ REY, F. Pesquisa Qualitativa e Subjetividade: os processos de construção de informação. São Paulo: Pioneira Thompson Learning, 2005.

GREENWOOD, D.J. & LEVIN, M. Reconstruindo as relações entre as universidades e a sociedade por meio da pesquisa-ação. In: DENZIN, N.K & LINCOLN, Y.S. Introdução: a disciplina e a prática da pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2006, p. 91-113.

GROSSO, M. J. Língua de acolhimento, língua de integração. Horizontes de Linguística Aplicada, v. 9, n. 2, 2010, p. 61-77.

_____________, TAVARES, A. e TAVARES, M. O Português para falantes de outras línguas: sugestões de actividades e exercícios, DGIDC, IEFP, ANQ, Lisboa, 2008.

_____________, TAVARES, A. e TAVARES, M. O Português para falantes de outras línguas: o utilizador elementar no país de acolhimento, DGIDC, IEFP, ANQ, Lisboa, Ministério da Educação, 2008.

OLIVEIRA, A. M. Processamento da linguagem num contexto migratório e de integração. In: GROSSO, M. Educação em Português e Migrações. Lisboa: Lidel, 2010, p. 30-47.

SÃO BERNARDO, M. A. Português como Língua de Acolhimento: um estudo com imigrantes e pessoas em situação de refúgio no Brasil. 2016. 206 f. Tese (Doutorado) Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2016. Disponível em: < https://repositorio.ufscar.br/bitstream/handle/ufscar/8126/TeseMASB.pdf?sequence=1&isAllowed=y> Acesso em 8 de junho de 2021.

Downloads

Publicado

2021-10-31