Número temático Português como Língua Estrangeira (PLE)
Resumo
O ensino e a aprendizagem de Português como língua não materna, língua estrangeira, língua adicional, independentemente da nomenclatura, ganha força com a publicação que aqui apresentamos, haja vista a relevância das temáticas e o aprofundamento das discussões. Preocupações com o material didático/recursos didáticos iniciam as reflexões do número temático, sobretudo quanto à didatização do ensino de Português como língua de acolhimento, além do olhar sobre unidades didáticas disponibilizadas no Portal do Professor de Português Língua Estrangeira/Língua Não Materna (PPPLE) ou criadas para fins específicos. Portanto, a busca por materiais didáticos que levem professores e alunos a refletirem sobre suas identificações culturais, usando a expressão de Hall (2006, p. 67), está representada neste número, incluindo um olhar para unidades disponíveis no PPPLE.
Referências
BHABHA, Homi K. O local da cultura. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2010.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 11. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
SCHNEIDER, Maria Nilse. Abordagens de ensino e aprendizagem de línguas: comunicativa e intercultural. Revista Contingentia, Vol. 5, No. 1, maio 2010, p. 68–75.