AVALOVARA, DE OSMAN LINS, E A REALIZAÇÃO TRÁGICA DO HOMEM E DA OBRA DE ARTE
Resumo
1. Introdução: Avalovara: um grande pássaro feito de pequenos pássaros
Publicado em 1973, Avalovara, de Osman Lins, é uma obra constituída do entrelaçamento de diferentes narrativas, estruturadas a partir de três elementos “claros, nítidos e nem por isso menos esquivos” (LINS, 1974, P. 73). São eles: 1 – o palíndromo SATOR AREPO TENET OPERA ROTAS, que pode ser traduzido tanto por “o lavrador mantém cuidadosamente a charrua nos sulcos” quanto por “o criador mantém cuidadosamente a obra ou o mundo na sua rota ou órbita”; 2 – um quadrado subdividido em vinte e cinco quadrados menores, cada qual comportando uma letra do referido palíndromo; 3 – uma espiral inscrita sobre o quadrado maior.
Sendo o palíndromo constituído de oito diferentes letras, cada uma originará um tema ou narrativa, de modo que a linha da espiral, sobrevoando cada quadrado menor, a intervalos regulares, é o que determina, ao longo da obra, o aparecimento, a retomada e mesmo a extensão dos fragmentos de cada narrativa.