O MATERIAL DIDÁTICO COMO REPRODUTOR DE IDEOLOGIAS - ESTUDO SOBRE TEXTOS PUBLICADOS EM LIVROS E APOSTILAS DIDÁTICOS DIRIGIDOS AOS 9ºS ANOS (8ªS SÉRIES)
Resumo
O presente trabalho tem por objetivo, no campo da Lingüística Aplicada e por meio de pesquisa empírica, analisar, por meio de seleção e comparação, textos de diversos gêneros e tipologias voltados para o público alvo de alunos cursantes dos 9os anos (8a série) do Ensino Fundamental, propostos por grandes redes de ensino – especificamente, as apostilas prescritas pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SÃO PAULO 2009) e o livro didático: Português Linguagens (CEREJA, 2009), como livro recomendado nacionalmente pelo Programa Nacional do Livro Didático, doravante PNLD. Observar-se-á a temática e o conteúdo desses textos procurando apontar indícios que demonstrem posições ideológicas neste corpus delimitado.
Referências
ALTHUSSER, Louis. Ideologia e Aparelhos ideológicos de estado. Lisboa: Presença 1970.
BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. Trad. Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. 9.ed. São Paulo: Hucitec, 1999.
_____________¬¬_____ (1952-53/1979) Os gêneros do discurso. In: Estética da Criação Verbal, 4a. ed.São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BRASIL, Ministério da Educação, Parâmetros Curriculares Nacionais: Terceiro e Quarto Ciclos do Ensino Fundamental, Ministério da Educação. Brasília: MEC, 1998.
_______, Ministério da Educação, Guia de livros didáticos PNLD 2008 : Língua Portuguesa, Ministério da Educação. Brasília: MEC, 2007.
CEREJA, Willian R. Português: linguagens, 9º ano/ Willian Roberto Cereja, Thereza Cochar Magalhães – 5º Ed. Reform. – São Paulo: Atual, 2009.
DURKHEIM, Émile. As Regras do Método Sociológico. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
KAMEL, Ali. O que ensinam às nossas crianças? In: O Globo. São Paulo, p. 7, 18 set. 2007.
MUUSS, R. Teorias da Adolescência. Belo Horizonte. 5ª edição, Interlivros Ltda, 1971
SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Proposta Curricular do Estado de São Paulo: Língua Portuguesa. Coord. Maria Inês Fini. – São Paulo: SEE, 2008.
___________________________________________. Caderno(s) do Professor: língua portuguesa, ensino fundamental – 8ª série, volumes 1 a 4 / Secretaria da Educação; coordenação geral, Maria Inês Fini; equipe, Débora Mallet Pezarim de Ângelo, Eliane Aparecida de Aguiar, João Henrique Nogueira Mateos, José Luís Marques Lópes Landeira.-São Paulo: SEE, 2009.
SAAB, William George Lopes; GIMENEZ, Luiz Carlos Perez; RIBEIRO, Rodrigo Martins. Cadeia de Comercialização de livros: situação atual e propostas para desenvolvimento. 1999. (Publicações BNDES). Relatório desenvolvido pela Gerência Setorial de Comércios e Serviços do BNDES. Disponível em: Acesso em 10 de março 2006.
SCHMIDT, Mario. O livro didático que a Globo quer proibir. In: Revista NovaE. 2007. Disponível em: <http://www.novae.inf.br/site/modules.php?name=Conteudo&pid=792> Acesso em 19 mai. 2008.