O ENSINO DA LÍNGUA ESTRANGEIRA NA ESCOLA PÚBLICA E AS PROPOSIÇÕES DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (PCNs): UM ESTUDO REFLEXIVO
Autores
Antonio Escandiel de Souza
Clarissa Nicolodi Dias
Resumo
Este trabalho discute o ensino da língua estrangeira (LE) na escola pública, as orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e estabelece relação com as sugestões propostas pelo referido documento e o que efetivamente ocorre na sala de aula. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) são as orientações básicas e indispensáveis criadas pelo Ministério da Educação que orientam o ensino de todas as disciplinas nas escolas públicas brasileiras. Segundo os PCNs (2006, p. 5), “o objetivo deste material é contribuir para o diálogo entre professor e escola sobre a prática docente.” Servem, portanto, como uma forma de orientar escolas e professores sobre o que deve ser ensinado, quais as formas de ensinar, o que se deve levar em consideração, etc. É imprescindível que o professor se valha deste recurso para pautar sua prática pedagógica