FELICIDADE LITERÁRIA: O LETRAMENTO E A FRUIÇÃO NA ESCOLA

Autores

  • SARAH SUZANE Bertolli Gonçalves Universidade Federal de Goiás

Resumo

Este trabalho visa problematizar sobre o espaço ocupado pelo letramento literário e pela leitura, especialmente no que concerne à leitura-fruição, no ensino de língua portuguesa. O alicerce teórico contemplará a perspectiva enunciativa e textual de Marcuschi (2008), as concepções de dialogismo e de gêneros discursivos de Bakhtin (1979 e 2011), as ideias de Barthes (1996) sobre leitura-fruição e as considerações de Geraldi (1984) sobre esse tipo de leitura na escola. Em relação ao letramento, consideram-se relevantes os estudos do sociolinguista Cagliari (2005), bem como a concepção de letramento literário de Soares (1998), as reflexões de Ferreiro (2002) sobre o ensino de língua materna e a teoria de Todorov (1968) sobre leitura e literatura.

PALAVRAS-CHAVE: Letramento – Literatura – Leitura – Fruição.

Biografia do Autor

SARAH SUZANE Bertolli Gonçalves, Universidade Federal de Goiás

Mestranda em Estudos Linguísticos pelo Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal de Goiás. Graduada em Letras e Licenciada em Português pela UFG. MBA em Pedagogia e Psicopedagogia pela ESAB. Revisora de Textos do IF Goiano. Autora de livros didáticos para o Ensino Fundamental 1, pela Casa Publicadora Brasileira, lançamento da coleção previsto para 2017.

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Publicado

2017-01-25