FELICIDADE LITERÁRIA: O LETRAMENTO E A FRUIÇÃO NA ESCOLA
Resumo
Este trabalho visa problematizar sobre o espaço ocupado pelo letramento literário e pela leitura, especialmente no que concerne à leitura-fruição, no ensino de língua portuguesa. O alicerce teórico contemplará a perspectiva enunciativa e textual de Marcuschi (2008), as concepções de dialogismo e de gêneros discursivos de Bakhtin (1979 e 2011), as ideias de Barthes (1996) sobre leitura-fruição e as considerações de Geraldi (1984) sobre esse tipo de leitura na escola. Em relação ao letramento, consideram-se relevantes os estudos do sociolinguista Cagliari (2005), bem como a concepção de letramento literário de Soares (1998), as reflexões de Ferreiro (2002) sobre o ensino de língua materna e a teoria de Todorov (1968) sobre leitura e literatura.
PALAVRAS-CHAVE: Letramento – Literatura – Leitura – Fruição.
Referências
BAKHTIN, Mikhail. Os Gêneros discursivos. In: Bakthin, M. Estética da Criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
_______, M. &Voloshinov, V. N. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1979.
BARTHES, Roland. O prazer do Texto. Tradução de J. Guinsburg. 4ª ed., São Paulo: Perspectiva, 1996.
BRASIL, Ministério da Educação e Cultura: Secretaria de Educação Básica. Pró-Letramento: Programa de Formação Continuada de Professores dos Anos/Séries Iniciais do Ensino Fundamental: alfabetização e linguagem . Ed. rev. e ampl. incluindo SAEB/Prova Brasil matriz de referência/ Secretaria de Educação Básica. Brasília, 2008.
_______, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: língua portuguesa. MEC/SEF, 1998.
CAGLIARI, L. C.. Alfabetização e Linguística. São Paulo: Scipione, 2005. (Coleção Pensamento e Ação no Magistério)
COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006.
CRV-MG. Proposta Curricular: orientações didáticas. Disponível em: http://crv.educacao.mg.gov.br/sistema_crv/INDEX.ASP?ID_OBJETO=23967&ID_PAI=23967&AREA=AREA&P=T&id_projeto=27. Acesso em: 27 jul. 2015.
FERREIRO, Emília. Passado e Presente dos verbos Ler e Escrever. São Paulo: Editora Cortez, 2002.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários para a prática educativa. São Paulo: Ed. Paz e Terra, 2000.
INEP. Edital Nº 6, DE 15 DE MAIO DE 2015 EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO – ENEM 2015. Brasil, 2015. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/edital/2015/edital_enem_2015.pdf. Acesso em: 21 ago. 2015.
KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. O texto e a construção dos sentidos. 9ª Ed. São Paulo: Contexto, 2007.
GERALDI, João Wanderley. Prática de leitura de textos na escola. Leitura: Teoria & Prática. Campinas/ Porto Alegre: ALB/ Mercado Aberto, nº 3,jul 1984.
LISPECTOR, Clarice. Felicidade Clandestina. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.
MARTINS, Maria Helena. O que é Leitura. São Paulo: Brasiliense, 2003. (Coleção primeiros passos; 74).
MESQUITA, Samira Nahid.O Enredo. São Paulo: Ática ,1986.
ROJO, Roxane. A prática de linguagem em sala de aula. São Paulo: Mercado das Letras, 2000.
SARTRE, Jean-Paul. As palavras. Tradução de J. Guinsburg. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984, 6ª edição, p. 30-36.
SAUSSURE. Ferdinand de. Curso de Linguística Geral. São Paulo: Cultrix, 2013, 28ª edição.
SOARES, Magda. A escolarização da literatura infantil e juvenil. In: EVANGELISTA, Aracy Alves Martins et al (Orgs.). A escolarização da leitura literária: o jogo do livro infantil e juvenil. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.
_______ .Revista Brasileira de Educação. Letramento e Alfabetização: as muitas facetas. Jan/ Fev/ Mar/ Abr/, 2004, n. 25.
SOLÉ, Isabel. Estratégias de Leitura. Porto Alegre: Artmed,1998.
TODOROV, Tzvetan. Estruturalismo e Poética. São Paulo: Cultrix, 1968.
ZILBERMAN, Regina. O leitor e o livro. São Paulo: Ed. Pucrs,1997.