A AÇÃO SINGULAR DO PROFESSOR DURANTE O PROCESSO DE ENSINO
Autores
Marilúcia dos Santos Domingos Strique
Resumo
Especificamente, esta nossa pesquisa centra-se em investigar a ação pedagógica das bolsistas, ou seja, após estudos teóricos orientados, construção de modelos didáticos (BRONCKART, 2006), elaboração de sequências didáticas (SD) (DOZ, NOVERRAZ, SCHNEUWLY, 2004), como as bolsistas estão transpondo a teoria dos gêneros para a prática da sala de aula? Isto é, como a partir da participação em atividades coletivas se constitui a ação singular docente no cenário de sala de aula? Para tanto, pautamo-nos na corrente epistemológica do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), visto que essa é uma ciência que, entre outros pontos, busca compreender o agir implicado no trabalho do professor e que se volta para análise das “condições das práticas de linguagem, na procura de relações entre o domínio da linguagem e do agir humano” (GUIMARÃES, 2007, p. 203). Nesse sentido, nos ancoramos também nos pressupostos da Linguística Aplicada (LA), uma vez que seu objeto de investigação “é a linguagem como prática social” (MENEZES; SILVA; GOMES, 2009, p. 1) e devido a LA “caracterizar-se pela expansão dos dados que estuda, das disciplinas-fonte e das metodologias, em função da necessidade de entendimento dos problemas sociais de comunicação em contextos específicos” (KLEIMAN, 1998, p. 55).