PRODUÇÃO DE MEMES NO ENSINO FUNDAMENTAL I
Resumo
Este artigo relata uma pesquisa sobre a produção de memes no Ensino Fundamental I, por intermédio dos conceitos de multiletramento e dialogismo, que foi motivada pela necessidade de se compreender adequadamente o gênero discursivo meme, cuja circulação é frequente na contemporaneidade. Assim, tem-se como objetivo apresentar uma atividade de produção de memes com alunos do 5º ano do Ensino Fundamental I, por intermédio dos conceitos de dialogismo e multiletramento. A pesquisa baseou-se, principalmente, nos conceitos de multiletramento e de dialogismo e em estudos sobre meme. Metodologicamente, foi realizada uma pesquisa-ação. Os resultados mostraram que multiletramento e dialogismo são caminhos possíveis para o estudo de meme, em virtude de poder se observar que as características do gênero foram apreendidas, assim como a relação entre texto, imagem e contexto de produção.
Referências
BAKHTIN, M. M. Estética da criação verbal. 6. ed. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011.
BAKHTIN, M. M. Problemas da poética de Dostoiévski. 3. ed. Trad. Paulo Bezerra. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2005.
BARROS, D. L. P. de. Contribuições de Bakhtin às teorias do discurso. In: BRAIT, B. (Org.). Bakhtin, dialogismo e construção de sentido. Campinas: Editora da UNICAMP, 1997. p. 27-38.
BRAIT, B. Olhar e ler: verbo-visualidade em perspectiva dialógica. Bakhtiniana, São Paulo, v. 8, n. 2, jul./dez. 2013. p. 43-66.
CALIXTO, D. de O. Memes na internet: entrelaçamentos entre Educomunicação, cibercultura e a ‘zoeira’ de estudantes nas redes sociais. 2017. Dissertação de Mestrado – Universidade de São Paulo, Escola de Comunicações e Artes, 2017.
CANI, J. B.; COSCARELLI, C. V. Textos multimodais como objetos de ensino: reflexões em propostas didáticas. In: KERSCH, D. F.; COSCARELLI, C. V.; CANI, J. B. (Org.). Multiletramentos e multimodalidade: ações pedagógicas aplicadas à linguagem. Campinas: Pontes, 2016. p. 15-45.
CAZDEN, C. et al. A pedagogy of multiliteracies: Designing social futures. Harvard Educational Review; Spring 1996; 66, 1; Research Library, p. 60-91. Disponível em: <http://newarcproject.pbworks.com/f/Pedagogy+of+Multiliteracies_New+London+Group.pdf>. Acesso em 23 de julho de 2018.
COSCARELLI, C. V.; RIBEIRO, A. E. Apresentação. In: COSCARELLI, C. V.; RIBEIRO, A. E. (Org.). Letramento digital: aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. 3. ed. Belo Horizonte: Ceale, Autêntica Editora, 2017. Coleção Linguagem e Educação. p. 8-11.
COSTA, D. C. A atitude interdisciplinar docente e o desenvolvimento humano: foco no ensino médio de uma escola pública. 2012. Dissertação de Mestrado – Universidade de Taubaté, Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, 2012.
DIONISIO, A. P.; VASCONCELOS, L. J. de. Multimodalidade, gênero textual e leitura. In: BUNZEN, C.; MENDONÇA, M. (Org.). Múltiplas linguagens para o ensino médio. São Paulo: Parábola, 2013. p. 19-42.
GUERREIRO, A.; SOARES, N. M. M. Os memes vão além do humor: uma leitura multimodal para a construção de sentidos. Texto Digital, Florianópolis, v. 12, n. 2, jul./dez. 2016. p. 185-208.
KALANTZIS, M. et al. Literacies. 2. ed. Cambridge: Cambridge University Press, 2016.
KLEIMAN, A. B.; CENICEROS, R. C.; TINOCO, G. A. Projetos de Letramento no Ensino Médio. In: BUNZEN, C.; MENDONÇA, M. (Org.). Múltiplas linguagens para o ensino médio. São Paulo: Parábola, 2013. p. 69-83.
LEAL-TOLEDO, Gustavo. Os memes e a memética: o uso de modelos biológicos na cultura. São Paulo: FiloCzar, 2017.
LEMKE, J. Letramento metamidiático: transformando significados e mídias. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, 49, p. 455-479, jul./dez. 2010.
PRIOR, P. From Speech Genres to Mediated Multimodal Genre Systems: Bakhtin, Voloshinov, and the Question of Writing. In: BAZERMAN, C.; BONINI, A.; FIGUEIREDO, D. (Org.). Genre in a Changing World. Colorado: The WAC Clearinghouse, Fort Collins; Indiana: Parlor Press, LLC, 2009. p. 17-34. Disponível em: <https://wac.colostate.edu/books/genre/genre.pdf#page=32>. Acesso em 30 de novembro de 2018.
RIBEIRO, A. E. Textos multimodais: leitura e produção. São Paulo: Parábola, 2016.
ROJO, R. H. R. Diversidade cultural na escola. In: ROJO, R. H. R.; MOURA, E. (Org.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola, 2012.
ROJO, R. H. R.; BARBOSA, J. P. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. São Paulo: Parábola, 2015.
SCHNAIDERMAN, B. Bakhtin 40 graus (uma experiência brasileira). In: BRAIT, B. (Org.). Bakhtin, dialogismo e construção de sentido. Campinas: Editora da UNICAMP, 1997. p. 15-23.
SILVA, J. P. B. da; PUZZO, M. B. Leitura de memes na perspectiva dialógica: uma contribuição à formação de leitores. Caminhos em Linguística Aplicada. Universidade de Taubaté. Volume 16, Número 2, 1º sem 2017. p. 63-80.
SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.
VASCONCELOS, L. J. de; DIONISIO, A. P. Multimodalidade, capacidade de aprendizagem e leitura. In: BUNZEN, C.; MENDONÇA, M. (Org.). Múltiplas linguagens para o ensino médio. São Paulo: Parábola, 2013. p. 43-67.
VOLÓCHINOV, V. N. A construção da enunciação e outros ensaios. (Do Círculo de Bakhtin). Org.; Trad.; Notas João Wanderley Geraldi. São Carlos: Pedro & João Editores, 2013.
VOLÓCHINOV, V. N. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Editora 34, 2017.