A CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO-ALUNO: REPRESENTAÇÕES DE LÍNGUA EM TEXTOS DE 6ª SÉRIE

Autores

  • Roseli Fistarol
  • Carme Regina Schons

Resumo

O DISCURSO, O SUJEITO E A LINGUAGEM

Procurando entender a língua, a Análise de Discurso (AD) examina o discurso. Para isso “usa o simbólico, o social, a constituição do sujeito, a ideologia e a sua história” (ORLANDI, 2001, p. 15). Para, assim, descobrir a capacidade de comunicação do sujeito, sua criatividade no uso das palavras e os efeitos que elas provocam no texto. Orlandi (2001, p. 15) observa que “A Análise de Discurso concebe a linguagem como mediação necessária entre o sujeito e a realidade natural e social”. Como a linguagem permite ao sujeito comunicar-se com o seu interior e com o exterior, isso dá capacidade a ele de expressar o que sente, o que vê e o que pensa. A autora afirma que a mediação, ocasionada pelo discurso, possibilita ao sujeito ser inserido na sociedade, conseguindo assim deslocar-se e transformar-se, habituando-se ao meio em que vive; por isso, o discurso torna-se indispensável para a comunicação e a evolução humana, mas não podemos esquecer que tudo isso acontece através da linguagem. A autora também garante que “O trabalho simbólico do discurso está na base da produção humana” (ORLANDI, 2001 p. 15); sendo assim, o sujeito é quem cria o discurso e é ele quem o modifica conforme a situação em que deseja usá-lo.

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