Categorias de análise textual aplicadas à leitura e à produção de textos
Resumo
O artigo narra a trajetória dos estudos empreendidos por mim com o objetivo de aprender e apreender o que seriam as categorias de análise textual. O início se deu com os textos indicados na bibliografia da ementa de uma disciplina do Curso de Pós- graduação que estou quase concluindo. Começamos pelos de Ingedore Koch, que depois foram complementados e, seguramente iluminados, com outros textos da web – mais explícitos em relação à conceituação e ao uso das categorias de análise textual – tanto na leitura quanto na produção de textos. De todos os textos lidos, três foram básicos e centrais para minha reflexão: Leitura e Produção textual de alunos universitários (AQUINO, 2001), A escola e o ensino da leitura (FERREIRA E DIAS, 2002) e Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva MORAES (2003). Ao final, os conhecimentos adquiridos e a reflexão realizada durante a pesquisa permitiram-nos concluir que percorremos o caminho em etapas que caracterizam as categorias de análise abordadas pelos autores lidos, devidamente citados nas referências.
PALAVRAS-CHAVE: Categorias de análise textual, leitura, compreensão e produção de textos, construção do sentido/significado e produção e divulgação do conhecimento acadêmico, metatexto.