Por uma análise discursiva da comunicação: a comunicação como antecipação de práticas de retomada e de transformação dos enunciados

Autores

  • Alice Krieg-Planque

Resumo

Este texto adota um ponto de vista deliberadamente centrado no discurso. Assumindo essa postura, propõe-se mostrar que a comunicação pode ser apreendida como um conjunto de saberes e habilidades relativos à antecipação de práticas de retomada, de transformação e de reformulação dos enunciados e de seus conteúdos. Essa definição apóia-se tanto em bases linguísticas e discursivas (destacabilidade dos enunciados...) quanto em fundamentos sociológicos e etnográficos (rotinas de trabalho...). Explicitadas essa definição e suas bases, identificam-se certos lugares de elaboração dos discursos de comunicação (gabinetes de lobistas...). A seguir, põem-se em evidência os quadros que restringem ou favorecem essas práticas discursivas, quer se trate de quadros políticos e ideológicos (dispositivos que recorrem a indicadores de performance), quer se trate de quadros semióticos (fragmentação do espaço textual...). Para encerrar, são mencionados alguns exemplos que ilustram a definição de comunicação proposta: fórmulas, textos-chave, slogans, pequenas frases (citações, máximas, aforismos etc.), press releases, argumentos de venda... Palavras-chave: comunicação, reformulação, circulação, fórmulas, slogans

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