A LINGUÍSTICA DE TEXTO E PROCESSAMENTO TEXTUAL DE TIRINHAS NO ENEM

Autores

  • Dennys Dikson Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE
  • Macicleide Barros da Rocha UFRPE

Resumo

Este trabalho apresenta análise do processamento textual numa tirinha extraída de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Após discutirmos Linguística Textual, Processamento de Texto, Gênero Textual, em especial as Histórias em Quadrinhos que abarca as Tirinhas, apresentamos as estratégias sociocognitivas ativadas pelo indivíduo no instante que lê e procura responder a consigna que compõe a pergunta da prova. Mostraremos como são de extrema relevância para compreensão leitora três grandes sistemas de conhecimentos trazidos pela Linguística Textual – o linguístico, o enciclopédico e o interacional –, e como, em relação a questões de provas, o enciclopédico ganha maior relevância.

Biografia do Autor

Dennys Dikson, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE

Professor do Departamento de Letras da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica de Garanhuns (UFRPE/UAG)

Macicleide Barros da Rocha, UFRPE

Graduada em Licenciatura em Letras pela Universidade Federal Rural de Pernambuco - Unidade Acadêmica de Garanhuns (UFRPE - UAG).

Referências

ACEVEDO, Juan. Como fazer histórias em quadrinhos. São Paulo: Global, 1990.

ARCOVERDE, Rossana Delmar de Lima. Leitura, interpretação e produção textual. Campina Grande; Natal: UEPB/UFRN, 2007.

BAKHTIN, Mikhail. “Os gêneros do discurso”. In: BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1979, p. 277-326.

BATHIA, Vijay K. “A análise de gêneros hoje”. In: Gêneros e sequências textuais. BEZERRA, Benedito Gomes; BIASI-RODRIGUES, Bernardete; CAVALCANTE, Mônica Magalhães [orgs.]. Recife: Edupe, 2009.

BONIFÁCIO, Carla Alecsandra de Melo; MACIEL, João Wandemberg Gonçalves. Fascículo: LINGUÍSTICA TEXTUAL. Editora Universitária UFPB. 1ª edição. 2010. Meio Digital - Disponível em: ˂portal.virtual.ufpb.br/biblioteca-virtual/publicações/view/309 ˃. Acesso em: 06 de agosto de 2013.

BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: 3º e 4º ciclos do Ensino Fundamental: Língua Portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais (Ensino Médio). Brasília: MEC/SEF, 2000.

CONSIDERAÇÕES SOBRE O ENEM, PROVAS E GABARITOS. Disponível em:

<http://inep.gov.br/web/enem/edicoes-anteriores>. Acesso em: 29 de outubro de 2013.

DIKSON, Dennys. Estabelecimento do tópico discursivo em processo de escritura em ato de histórias em quadrinhos por díades recém-alfabetizadas. Universidade Federal de Alagoas.

Faculdade de Letras. Dissertação de mestrado. Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística. Maceió, 2011.

________. A gênese da referenciação-tópica em processos de escritura de histórias em quadrinhos da turma da Mônica: criação textual de alunas recém-alfabetizadas. Universidade Federal de Alagoas. Faculdade de Letras. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística. Maceió, 2015.

DIKSON, Dennys; CALIL, Eduardo. “Da imagem ao texto: A construção do tópico discursivo em manuscritos escolares de histórias em quadrinhos”. Revista Leitura (UFAL), eletrônica (online), Maceió, v. 47, p. 333-353, jan/jun 2011.

_________. “O manuscrito escolar de histórias em quadrinhos: a imagem-texto na construção do tópico discursivo”. Leitura. Teoria & Prática, v. 58, p. 25-33, 2012.

_________. “Tópico discursivo na escritura de histórias em quadrinhos: o papel da imagem no processo de criação de alunas recém-alfabetizadas”. p. 26-39. In: VERGUEIRO, Waldomiro, et. al. (org). Intersecções Acadêmicas: Panorama das 1as Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos. São Paulo: Criativo, 2013.

ELIAS, Vanda Maria; KOCH, Ingedore Villaça. Ler e compreender: os sentidos do texto. 2. Ed., 1ª reimpressão. São Paulo: Contexto. 2007.

FABIANI, Sylvia Jussara Silva do Nascimento. A abordagem dos gêneros textuais pelo ENEM. Rio de Janeiro: UFRJ/FL, Tese de Doutorado. 2013. Disponível em: <http://www.letras.ufrj.br/posverna/doutorado/FabianiSJSN.pdf#page=1&zoom=auto,0,842>. Acesso em: 29 de outubro de 2013.

FÁVERO, Leonor Lopes; KOCH, Ingedore G. Villaça. Linguística textual: uma introdução. 3. Ed. São Paulo: Cortez. 1994.

FERNANDES, Geisa. “O que querem os quadrinhos”. In: CHINEM, Nobu; RAMOS, Paulo; VERGUEIRO, Waldomiro [orgs.]. Intersecções Acadêmicas: Panorama das primeiras jornadas internacionais de histórias em quadrinhos. 1. Ed. – São Paulo: Criativo, 2013.

KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. Desvendando os segredos do texto. - 2. Ed. – São Paulo: Cortez, 2003.

_______. Introdução à Linguística Textual: trajetória e grandes temas. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

_______. O texto e a construção dos sentidos. 3. Ed. – São Paulo: Contexto, 2000.

_______; TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Texto e coerência. - 11. Ed. – São Paulo: Cortez, 2007.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. “Gêneros Textuais: definição e funcionalidade”. In: BEZERRA, Maria Auxiliadora; DIONÍSIO, Angela Paiva; MACHADO, Anna Rachel [orgs.]. Gêneros textuais e ensino. 4. Ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005.

____________. “Gêneros textuais: configuração, dinamicidade e circulação”. In: BRITO, Karim Siebeneicher; GAYDECZKA, Beatriz; KARWOSKI, Acir Mário. [orgs.]. Gêneros textuais: reflexões e ensino. – 2 ed. rev. e ampliada. – Rio de Janeiro: Lucerna, 2006.

____________. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

MENDONÇA, Márcia Rodrigues de Souza. “Um Gênero quadro a quadro: a história em quadrinhos”. In: BEZERRA, Maria Auxiliadora; DIONÍSIO, Angela Paiva; MACHADO, Anna Rachel [orgs.]. Gênerostextuais e ensino. 4. Ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005.

VERGUEIRO, Waldomiro. “A linguagem dos quadrinhos: uma ‘alfabetização’ necessária”. In: RAMA, Ângela; VERGUEIRO, Waldomiro [orgs.]. Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2004. Pág. 31-64

___________, Waldomiro. “Uso das HQs no ensino”. In: RAMA, Ângela; VERGUEIRO, Waldomiro [orgs.]. Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2004. Pág. 07-30

RAMOS, Paulo. A leitura dos quadrinhos. São Paulo: Contexto, 2009.

RODRIGUES, Rosângela Hammes. “Os gêneros do discurso na perspectiva dialógica da linguagem: a abordagem de Bakhtin”. In: BONINI, Adair; MEURER, J. L.; MOTTA-ROTH, Désirée. [orgs.]. Gêneros: teorias, métodos, debates. São Paulo: Parábola Editorial, 2005.

SILVEIRA, Maria Inez Matoso. Análise de gênero textual: concepção sócio-retórica. Maceió: EDUFAL, 2005.

ULBRIKI, Marinês. A construção do sentido na leitura: o papel do conhecimento prévio. Dissertação de mestrado. Universidade Católica de Pelotas: RS. 2003.

Downloads

Publicado

2015-12-31